terça-feira, 11 de setembro de 2007

"O outro 11 de Setembro"

Salvador Allende, 1908 -1973


Chile,11 de setembro de 1973: atentado contra o povo mata 30 mil.

EUA, 11 de setembro de 2001: atentado contra as Torres Gêmeas mata quase 3 mil.

Há seis anos essa data tornou-se muito famosa, por conta dos ataques ocorridos em NY, lamentável por todas as vítimas, ok...ok... Mas o que ninguém se lembra(ou muitas vezes não sabe) é que a exatamente 34 anos, o Chile sofreu um sangrento Golpe de Estado liderado pelo comandante-chefe do Exército chileno, Augusto Pinochet, tudo isso com ostensivo apoio dos Estados Unidos, pois o imperialismo americano não podia permitir que a “via chilena para o socialismo” vingasse e fosse um exemplo para a América Latina, portanto, junto com a burguesia chilena, conspirou e chamou os militares para acabar com aquela experiência . As Forças Armadas atacou no dia 11 de setembro de 1973 o Palácio de La Moneda, em Santiago Del Chile. Nesse mesmo dia, morre Salvador Allende o primeiro presidente marxista eleito de maneira democrática. Existem duas versões para a morte de Allende, uma é que, cercado pelas Forças Armadas o presidente se suicida dentro do Palácio utilizando a arma dada por Fidel Castro e outra versão é que ele foi assassinado pelas tropas invasoras.

Hoje, milhares de pessoas no mundo todo, choram relembrando o inferno que sofreu a cidade de Nova York em 2001, e se esquecem das quase 30 mil pessoas assassinadas, desaparecidas, torturadas e muitas dessas pessoas exiladas, durante a ditadura do general Pinochet. Com a esquerda quebrada os Estados Unidos puderam guiar tranqüilamente a economia chilena, aliás, o Chile foi o primeiro país do mundo onde se implantou o projeto neoliberal, os famosos “Chicago Boys”, os defensores da doutrina neoliberal, liderados pelo economista Milton Friedman, testaram naquele país os resultados dos planos neoliberais.

Isso exigiu um atentado terrorista contra a esquerda e o povo chileno, que deixou 30 mil mortos, dez vezes mais do que o número de mortos no atentado terrorista em Nova York, e porque as vítimas chilenas não recebem homenagem do resto do mundo?

Deixo aqui o meu protesto, e especialmente minha homenagem a Salvador Allende e Victor Jara, jovem compositor de música popular, líder da “Nueva Canción”, movimento que pertence à estética da música de protesto. Capturado dentro da universidade e levado para o estádio de futebol de Santiago que durante os dias de terror foi utilizado como campo de concentração, Jará que não obedeceu à ordem militar de parar de tocar seu violão, teve suas mãos decepadas onde misturou gritos de dor com alguns versos de protesto de sua autoria. Foi o bastante para que um insano militar calasse o jovem com um tiro em sua cabeça, calando a voz de um grande talento.
"Soy un cantor popular... Popular no de popularidad, sino porque pertenezco a la clase trabajadora." - Victor Jara.
Ligia Francilino - 11/09/2007
-------------------------------------------------------------
CANTO PARA AS MÃOS PARTIDAS DE VICTOR JARA
Pedro Tierra

Quisera chorar teus dedos dilacerados: raízes do meu canto subterrâneo.

Quisera chamar-te “Hermano” como a infância dos rios lava o rosto da terra,

mas minha boca sangrava um silêncio de canções amordaçadas.

De tuas mãos se dirá um dia: geravam pássaros de sangue como as primaveras da lua.

Tuas mãos, tristes descendentes das canções araucanas,

tuas mãos mortas, casa de canções decepadas,

tuas mãos rotas, últimas filhas do vento,

guitarras enterradas sem canto,

sementes de fuzis, seara de sangue.

Quisera entregar minhas mãos inúteis

ao cepo de teus carrascos.
Ps. Abraços ao meu eterno professor e amigo Gordo, que foi a pessoa que me "apresentou" Salvador Allende. Saudações Socialistas e Corinthianas, companheiro.

4 comentários:

Mônikita disse...

Poxa Li que linda homenagem ao Gordo...mas ele merece msm...FATO!
A sua comparação foi perfeita, alias não somente no Chile.
Msm a bomba de Hiroshima, o Vietnã, Iraque , as distaduras da America Latina patrocinadas por eles...
Efim quem gera violência em tantos lugares quer o que?
Flores???

Y VIVA 11 DE SETEMBRO ONDE OS INTOCAVEIS PERCEBERAM QUE SÃO TOCAVÉIS.

Besitos minha Flor Comunista linda!

AMO VC!

MRC disse...

Adorei o texto e a lembrança neste 11 de setembro ....como colocou de forma bem correta, a sociedade lembra e ora pelo 11 de set dos EUA ...

Tive o prazer de estar no Chile na liberatores ...fustiguei muito sobre o 11 de set e Allende ...fui muito bem recebido na maioria dos lugares por estimar esta grande referencia do povo chileno....

postei no meu blog tambem ...otimo ....

Unknown disse...

AS VEZES PENSAVA QUE NÃO TINHA VALIDO APENA TER DADO AULA EM COLEGIO DURANTE ESSES ANOS TODOOS!! PORÉM VC E MAIS MEIA DUZIA FIZERAM EU REPENSAR TUDO ISSO !!


ACREDITO QUE A MAIOR HERANÇA QUE TENHO DOS TEMPOS DO GLORIA COMO PROFESSOR, FOI TER TE CONHECIDO E FICADO SEU AMIGO!!

"MAIS CEDO QUE TARDE SE ABRIRÃO AS GRANDES ALAMEDAS POR ONDE PASSARÁ O HOMEM LIVRE PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR" Salvador Allende 11/09/1973

Anônimo disse...

Muito bom o texto, talento vc tem!