sábado, 22 de setembro de 2007

MEMÓRIAS DE UMA CORINTHIANA

É gostoso demais...

Ligia, Pq. São Jorge - 2006
Esse é o Corinthians!
O Corinthians emociona. Estava eu aqui sozinha no meu canto, pensando na minha vida, às vezes, fico com saudades e fico mexendo nas coisas que remetem ao passado, e me dei conta de uma coisa muito legal que nem eu tinha percebido: O Corinthians faz parte da minha vida!!...Tudo bem, uma corinthiana notar isso não seria uma grande novidade, mas o mais legal é que me emocionei ao recordar que em cada fase da minha vida eu tive o Corinthians muito presente, vou explicar: Sou filha de corinthianos “não praticantes”, daqueles que não tem idéia de quem joga no time, tampouco quando o time joga.

Sempre fui moleca, daquelas que deixava a coleguinha penteando a barbie, e ia jogar futebol com os meninos, descalça na rua que ainda era de terra na Vila Industrial (antiga morada).
O meu Corinthianismo floresceu nas ruas, ou quem sabe como num passe de mágica, pois não tenho lembranças de alguém que tenha me influenciado de fato,melhor pra mim, que não escolhi e fui uma das escolhidas do Todo Poderoso Timão.

Na infância, meu passatempo preferido era brincar na rua, e só minha mãe sabe o quão difícil era me fazer entrar pra casa, e eu dizia: - “Mãe, só me chama quando começar o jogo”. Lembro-me também da minha irmã mais velha, indignada ao me ver ouvindo o jogo naquela vitrola velha, com aquele chiado terrível – “Parece que é louca, menina! Fica aí deitada na cama, ouvindo jogo”...Que merda! Ninguém me entendia!. Eu só queria que me levassem ao estádio para poder ver o Coringão de perto, só queria que me dessem uma camisa número 7.

São tantas lembranças, mas uma das melhores foi quando eu tinha 10 anos, quando meu pai nos levou para fazer nossas carteirinhas no Corinthians. Eu observava tudo com toda atenção do mundo, e ficava imaginando como seria se o Marcelinho aparecesse ali naquele momento...rsrrsrsrrs...Depois que me tornei sócia do Coringão, as coisas começaram a melhorar, por exemplo, quando tinha uns 13 anos, eu dizia que queria fazer natação, pegava o buzão e ia assistir aos treinos...rsrrsrsrs

A primeira camisa eu roubei da minha prima Jana, sim senhora!!, roubei mesmo e roubaria novamente se fosse preciso...rsrsrrsrs. Porra, a mina nem ligava tanto pra camisa, então, pedi emprestada e nunca mais devolvi....NUNCA MAIS!!!, guardo com maior carinho até hoje, aliás, é a minha preferida: preta com listras brancas, patrocínio da Kalunga com o número 8 nas costas. LINDA!!!

Quanto ao primeiro jogo, só posso dizer que foi um lindo dia. Domingão, clássico no Morumbi: Corinthians X PorCÚS. Foi o Moisés, pai da Luanda minha amiga de infância que nos levou. Parecia um sonho, eu estava ali sentadinha na arquibancada observando o show dos Gaviões e pensando: “Um dia eu ainda vou estar lá”...Ah!! se eu tenho pé quente???...Diríamos que tenho um pezinho morno, placar final: 2x2.

O bom foi que mais pra frente, na adolescência eu matei toda a minha vontade de comparecer aos estádios, pois, nesse caso eu não dependia de ninguém para me levar, e também nunca dependi da companhia de ninguém, se não encontrasse alguém pra colar comigo no jogo, eu ia na raça mesmo, sozinha, de metrô ou busão, fardada, e jamais me importei com as tiradinhas das pessoas que adoravam me importunar, a mais comum é: “Onde já se viu uma mocinha ir pro estádio sozinha, que coisa de maloqueira!, tinha que ser corinthiana mesmo, né?” ( Zé povinho é mato)

Quantas lembranças! Se eu fosse mencionar aqui todos os momentos em que o Corinthians esteve comigo, passaria horas escrevendo, são tantas coisas, como por exemplo: Quando brigava na escola por não admitir que falassem mal do Coringão, Quando fiquei extremamente magoada quando um dos meus irmãos caçula (Heitor, o traidor) resolveu virar a casaca e tornar-se santista, fiquei passada!, como aquele fedelho podia ter desonrado a camisa que já havia vestido? Achei um absurdo e fui ter uma seria conversa com meu pai, que me aconselhou não dar tanta importância, pois talvez fosse para me afrontar. Hoje em dia, ele diz que não gosta de futebol e que não torce pra ninguém, acho melhor pra ele que seja assim, porque ter a audácia de torcer por outro time na minha frente, poderia lhe subtrair alguns dentes da boca!...rsrsrsrs...brincadeirinha!

Os Gaviões sempre me encantou. Desde pequena eu sempre tive a sensação de que os Gaviões eram muito mais corinthianos(as), que eram um bando de loucos(as), desvairados(as) que não mediam esforços para acompanhar o Timão. Então, eu resolvi que iria fazer parte dessa “nação”, na época chamei meu primo Diego que se negou a ir comigo:

Ligia: Porra! Dí, tô mó afim de entrar pros Gaviões, vamos aí?
Diego: Ce tá louca!, isso é mó perigo...deixa de ser maloqueira menina!
Ligia: Ah! não fode moleque!, deixa você de ser cuzão!
Diego: Olha Li, você que sabe, mas já vou te avisar que pra entrar você tem que passar por um teste...
Ligia: Teste?, que porra de teste é esse, meo?
Diego: Eu ouvi falar que pra entrar pros Gaviões você tem que antes de tudo tomar uma surra...
Ligia: Hã?...uHAUHuhauhU...de onde você tirou isso, peste?
Diego: Um amigo me contou...
Ligia: Então tá!, tô disposta a tomar essa surra (chorando de rir)
Diego: Vai lá, depois não diga que não te avisei (puto com as minhas gargalhadas)

Então eu fui! Sozinha, morrendo de vergonha. Nesse dia conheci o Tabaco que me recebeu muito bem, explicou e mostrou tudo, mas a merda é que na época eu estava com 16 anos, no caso, precisaria da autorização de papai Chaguinhas que não gostou nada da idéia:

Ligia: Pai, eu vou entrar pros Gaviões, legal né?
Pai: E a escola ta boa? Porque você não vai rezar um pouquinho? (irônico)
Ligia: Ahh! Paiê, eu vou você querendo ou não, mas você vai ter que assinar uma autorização!
Pai: Você vai eu querendo ou não, e eu ainda tenho que assinar uma autorização??..só pode ser piada né!!...quando completar 18 anos você mesma assina, Ok?!
Ligia: Porra pai, tenho sido uma filhinha nota 10 né?! (cara de anjo)
Pai: Já basta ter que me preocupar com você toda semana no estádio, agora mais essa...
Ligia: Nem esquenta, não corro o menor risco, vou sempre “á paisana”(mentira)
Pai: (balança a cabeça em tom de desaprovação)

Pobre papai Chaguinhas!!!..rsrsrsrrs, no fim não precisei de autorização nenhuma, simplesmente conversei com uma moça que não me lembro o nome e ela liberou. Chegando em casa, uma semana depois:

Ligia: Então pai, já era aquele negócio lá viu...(desconversando)
Pai: Que negócio menina?
Ligia: De entrar pros Gaviões...
Pai: Ah! Você desistiu?..melhor assim filha, você não será menos corinthiana por isso!
Ligia: Aff! pai, não viaja! é que não precisei da sua autorização, lá a idade mínima é 16 mesmo...ah! e falando nisso amanhã vou no jogo viu...(cara de pau, mentirosa!)
Pai: De novo? Tem jogo toda semana? Com quem você vai?
Ligia: Lógico que tem jogo toda semana né...e eu vou com todo mundo...(sozinha)
Pai: Todo mundo quem? Eu faço parte do mundo e não vou, porra!
Ligia: Ah! paiê, você não quer que eu traga uma lista com os nomes né...
Pai: (Calado e preocupado)

Muito bom!...rsrrssrsr... adoro me lembrar disso, me marcou demais esses diálogos, o louco é saber que depois de todo esse sermão e da preocupação,no fundo ele fica todo orgulhoso, dizendo para os amigos: “Minha filha é corinthiana roxa e é da Gaviões da Fiel, acredita”?!!!...LINDO!!...mesmo com toda preocupação nunca me impediu de viver aquilo que era importante pra mim ( Se ele soubesse que a maioria das vezes eu ia sozinha nos jogos, talvez ele tentasse impedir!...rsrrsrs)

Em 2005, ano de vestibular, a prova da Fuvest caiu bem no domingo que o Coringão pegou a Ponte Preta. O foda é que a prova começaria as 14 Hrs e tinha a permanência mínima em sala de aula de 2 hrs, ou seja, eu ia perder esse jogo. Eu e a Stela até planejávamos como nos livraríamos daquela prova inconveniente:

Telão: Ai Lí, e agora amiga?
Ligia: Sei lá preta, temos que dar um jeito...
Telão: Só se a gente for pro Morumbi assim que a prova terminar...
Ligia: Nem fudendo!, assim vamos perder o primeiro tempo!
Telão: Ai amiga, não tem jeito...
Ligia: Mano, eu não vou passar nessa porra, então nem vou fazer...vou pro jogo e foda-se!
Telão: Pode crer, mas minha mãe vai querer saber a nota...
Ligia: Ah! inventa alguma nota, sei lá...porque uma coisa é fato, se a gente for fazer essa prova será o mesmo que perder tempo, a gente jamais vai conseguir se concentrar, vamos ficar com a cabeça no Corinthians, ou seja, além de chutar tudo na prova, ainda vamos perder o jogo...aí é foda!
Telão: É verdade, mas não dá para gente simplesmente não ir...vamos fazer a prova rapidão e assistir o jogo pela TV mesmo...fazer o quê??
Ligia: Caralho! Tá bom vai...

Dito e feito comecei a prova ás 14 hrs em ponto e terminei umas 15:30 hrs. Chutei tudo e mais um pouco, não consegui mesmo me concentrar, pois, estava fazendo a prova na Anhembi Morumbi da Radial Leste, e toda hora eu ouvia os carros passando e buzinando, estavam todos indo pro jogo e eu ali...Quando o tiozão liberou a sala, ás 16 hrs em ponto eu saí desesperada pela Radial, procurando o ponto de buzão mais próximo, para a minha sorte eu estava bem perto de casa e quando cheguei só tinha 11 minutos de jogo e pra minha alegria não tinha ninguém em casa. Coringão 3 X 1 na Ponte, e de virada, com a cara da Fiel...inesquecível!!!

Hoje em dia, mesmo estando um pouco afastada dos estádios (velhice) eu jamais deixo de acompanhar o Timão, seja na TV, rádio, revista, jornal, livros, internet e etc...ou seja, vou mantendo esses hábitos desde os tempos de criança, para jamais me sentir “longe” do time do povo.

Vou finalizar dizendo para os meus colegas e adversários no futebol, que não adianta tentar fazer com que eu me sinta decepcionada, aborrecida e chateada com as suas gozações , e pra falar a verdade quero que vocês enfiem essas suas Taças Libertadores da América bem no meio do cú, sabe porque????...Por que eu não quero nem saber se nunca fomos campeões disso ou daquilo outro, não tenho medo de morrer sem presenciar uma conquista dessas, pois a única coisa de que tenho medo é que o Corinthians deixe de ser Corinthians, pois para mim nada mais é do que a representação da alma do povo brasileiro, que é forte, aguerrido, batalhador, perseverante, sofredor e feliz...enfim, é disso que me orgulho e não somente de boas atuações dentro de campo. Ontem a fiel teve mais uma vitória, o dia em que o tirano Dualib e Cia entregaram a carta de renúncia. Esse é apenas o começo da volta por cima. O Corinthians é bravo e a torcida não se abala. Vamos Corinthians, não pare de lutar, São Jorge e a fiel sempre vão te ajudar!

ABRAÇOS ESPECIAIS:

- “Seu Mario”: falecido pai da minha madrasta, corinthiano pra caralho, daqueles que quebram um radinho de pilha por semana ouvindo o jogo do Coringão, era fã do Viola.

- Jana: Prima, prometo cuidar bem da sua ex-camisa que roubei, mas já recompensei te levando na sua estréia num jogo do Timão – Coringão 1 X 1 Grêmio

- Moisés: Pai da Luanda que me levou ao estádio pela primeira vez.

- Luanda: Você estava presente num dia muito importante, foi do caralho!

- Diego: Manézão que levei pro estádio pela primeira vez e que ficou com medo de entrar pros Gaviões, mas que depois de saber que não havia a tal “surra” resolveu seguir os passos da prima...rsrrsrs Coringão 1 X 1 Flamengo.

- Stela: Telão foi um prazer te acompanhar na sua primeira vez no estádio – Coringão 2 X 2 São Caetano. Minha preta preferida!

- Gordo: Me deu aulas de Geografia no segundo colegial, adorei descobrir seu corinthianismo e me surpreendi quando soube que era Gavião. Tornou-se um grande amigo e companheiro de arquibancada.

- Mônica: No início, a irmã super simpática do Gordo e pouco tempo depois, minha amiga corinthiana, a “Gaviônica” que logo se tornou minha companheira de arquibancada também.

- Papai Chaguinhas: Corinthiano daqueles que só sabem o resultado do jogo quando olha no jornal do dia seguinte e ainda tem a cara de pau de vir debater os tais “lances polêmicos” comigo...”Ah! pai não fode!, você nem viu o jogo”!..rsrsrs... TE AMO!

- Elis: Irmã, só vou te dar o agasalho do Timão quando você tomar vergonha na cara e colar pelo menos um dia no estádio.

- Gabriel: Irmão, tenha paciência!...corinthiano é assim mesmo...sofre pra caralho, mas sabe que tudo isso vale muito a pena.

- Heitor: Irmão, mesmo tendo virado a casaca, está perdoado.

- Marcus: Bambi do caralho, mas que sempre teve paciência, respeitou e até admirou a minha paixão pelo Corinthians.

- Tabaco: Por ter me recebido tão bem na primeira vez que coloquei os meus pés lá nos Gaviões. - "Lí, a caminhada dos gaviões é a seguinte...." rsrsrsrs

- Pulguinha: Pela paciência e atenção com as minhas reclamações.

- E para todas as pessoas especiais que conheci nessa caminhada, se não fosse pelo Corinthians eu poderia ter morrido sem lhes conhecer. “ O que o Corinthians une, ninguém separa”...
Beijos e Abraços, Ligia Francilino.

SAUDAÇÕES CORINTHIANAS, COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS!

14 comentários:

Anônimo disse...

eh maloqueira sim
A menina com a boca mais suja que já conheci, bem tipico de Corinthiana mesmo.
Depois chegava na escola com os braço roxo, a gente ficava preocupado né, achando que ela tinha brigado, e ela...isso não foi nada gente, só me machucaram sem queeere na hora do poropópo (num sei escreve isso)kkkkkkkkkkkkkk..essa mina é mto firmeza e tb é a mina mais simples de coração puro que já conheci, tb a corintiana mais bonita.
bju Li, saudades!

Anônimo disse...

tu é uma bandida mesmo...roubou a camiseta da tua prima, sem vergonha!!!...ihihihihi
e ainda tem a moral de não me mandar beijos que nem pra todo mundo aí, ´mta mancada tua, mas eu admiro msm assim, pq vc é a malokera mais classuda que tem, charmosuda, arrasa na fiel..só nóis sabe né amiga!!.hihiihihih.me avisah qdo escrver mais coisa tah
bjussssssssss

Mônikita disse...

Li.........to emocionada de verdade!
Primeiro pelo carinho que vc sempre tem comigo e com o Gordo...AMAMOS vc e não é mera frase feita de internet não.
Têm pessoas que criamos afinidades, que sentimos aquela coisa de alma que dá sensação de que sempre fomos amigos e não importa qto o tempo passe sempre seremos.
Acredite esse é o sentimento meu e do Gordo por vc.
Segundo...o Corinthians ...meu é foda.
É como sempre falo ser corinthiano é ver a vida diferente.
Realmente o Corinthians marca a vida da gente e nunca fica ausente...é como na musica do Milton:" QUEM TRAS NO CORPO ESSA MARCA POSSUI A ESTRANHA MANIA DE TER FÉ NA VIDA."
CORINTHIANS É NOSSA VIDA, NOSSA HISTÓRIA E NOSSO GRANDE AMOR, essa frase diz tudo.
Teu Pai é o maximo adoro o jeitão dele.
Adoro o jeito como ele se relaciona com vc rs*** lembra daquela noite que fomos pro Paca vc de bermudinha????hauahauahauahau
Ele: Ligia tem piscina no Pacaembu?
hauahauahauahauahauhauahauaha
(sem contar que aquela noite choveu,passamos um frio da porra e ainda apareceu um rato hauahauah mas Timão ganhou).
Ele é um ser humano de primeira grandeza e criou uma menina que está se tornando uma mulher linda em todos os sentidos.PARABÉNS PRO PAPAI CHAGAS.
Saudações à todas essas pessoas que vc citou...pq o que o CORINTHIANS UNIU NINGÉM SEPARA JAMAIS.
E a verdade que quem não é corinthiano nunca vai ter na vida essas vivências que colecionamos...que bobos eles não sabem o que é ser corinthiano e gavião...FATO!
A única coisa que NÃO CONCORDO é que vc não vai mais por velhice...aff nem vou responder...
é só ligar aqui e já era vc sabe disso.
PORTANTO LIGIA VAMOS SAIR DA CAVERNA? hauahauahuahauahauahaua


AMO VC FLOR QUE A VIDA E O CORINTHIANS TE TRAGAM MAIS E MAIS
AMIGOS E LEMBRANÇAS PRA CONTAR...PQ O QUE LEVAMOS DA VIDA COM CERTEZA É A VIDA QUE LEVAMOS!

besitos

VAI CORINTHIANS LUTAI POR NOS SEMPRE!

"In-utilidades" disse...

Valeu Thi e Ju. Tenho muitas saudades de vcs tb.

Mô, vc sabe o quanto fico contente em saber de tudo isso. Vc, Gordo e toda a sua família são pessoas muito especiais, de caráter, sensíveis e adoro todos vcs de coração mesmo, especialmente vc e o Gordito que são pessoas que convivo mais!!!...lindo de ver a família corinthiana unida, pago mó pau pra isso!!!
Ahh!! e falando no papai Chaguinhas, porra, esse cara já sofreu demais com as minhas loucuras, mas tudo bobagem coisa de adolescente boba...mas é engraçado de lembrar...e essa que vc me lembrou do pacaembú foi muuuuuito bem lembrando, nossa to chorando de rir.
Ligia: Tchau pai.
Pai: Onde vc vai?
Ligia: No jogo, ué!
Pai: Com quem?
Ligia: Com a Mô e com o Gordo..
Pai: Hum! e onde é esse jogo?
Ligia: Pacaembú, pai.
Pai: e lá tem piscina?
Ligia: Não, pq?
Pai: Tá indo de biquini!!!...
huahuahauhauhauahuahauhauhauhauahuaPorra! era só um shortinhos!!..rsrrsrsrs..mas foi muito engraçado mesmo!!!
Ahh! Mô, vc é do caralho mesmo!...adoro tb esse seu jeito de ser, vc tá ligada né que com a gente nem tem essa putaria de ficar com frescurinha no cú, ou seja, "nada de rosa" e falsos charminhos!!!..hauhauahuahuaha...E unica coisa que tá fodendo é que a gente não se tromba mais...VAMOS SAIR DESSA CAVERNA LOGO!!!

fato: O QUE O CORINGÃO UNE NINGUÉM SEPARA MESMO, CARALHO!!!...rsrs

Amo vc tb de coração mesmo!!!
beijos minha flôr!!!

Anônimo disse...

Nooooooossa!!
bem melhor que Marilyn Monroe e Madonna, essa sua foto sua tá maravilhosa viu!!!

teu texto do corinthians tá mto engraçado, pq vc eh mto engraçada né Líh e a cada 10 palavras 9 é palavão! mas tb tá emocionante, legal saber que tem meninas que nem vc que se interessa e gosta pra caramba de futebol mesmo que tenha escolhido mau esse time aí.
zuera viu se não depois vc fica brava e ja viu né!
bjuxxxx

Mônikita disse...

NOSSA SE TÁ MUITO LINDA NA FOTO DO BLOG AMEI...

bjo

Eliana Black disse...

PQP
Que testemunho!!!!

Fiquei emocionada de verdade.

Relembrar momentos marcantes de nossas vidas é revive-las e isso é MARAVILHOSO!!!

Ligítima - Hipnótica disse...

Eliana, que bom que tenha gostado, eu tb fiquei emocionada ao me lembrar dessas coisas, algumas eu acho engraçadas, outras são muito felizes, enfim, simplesmente adorei escrever, pq me lembrei de coisas que fazia tempo que não me lembrava!!!rsrs

Mô, gostou da foto?...vou trocar com frequência, mas por enquanto a minha preferida é aquela que tinha da Marilyn Monroe!!...
beijos meninas!!!!!!

Eliana Black disse...

Claro que pode add o link...
Vou colocar o seu lá tbm...

BJs

Anônimo disse...

Vlw pelo salve Li ...

belo depoimento, contagia mesmo, resgatou os valores corinthianos ...

bjs

Anônimo disse...

aiai....após ler esse texto, dei uma gorfada aki mesmo no teclado, que beleza.

Q coisa depressiva hahaha
qdo a situção ta feia, as pessoas começam a lembrar do passado dizendo: " eu prefiro ganhar o torneio maria quiteria do que uma LIBERTADORES DA AMÉRICA". então pq será q esses malditos infelizes comemoram até hoje akele belessímo torneio de verão de 2000? hehehehe aiaiai gambás...fregueses eternos do meu verdão....domingo vcs estavam tão pequenos que até pareciam a ponte preta hahahaha cada grito de merda q vcs começavam, eram abafados pela massa verde.
valdivia humilhando vampeta e bruno otavio hehehe q comédia.
ai vem akele discurso de chaguinas: " corinthians é estado de espirito" para de xurumelas hahahahahaha papo furado dos inferno
mas beleza....
amadoro chaguinhas....pena q torce para essa inhaca....mas beleza....
ainda bem q existe os gambás para nós fazermos a festa hehehehe
é legal essa rivalidade de anos. aplauos! ( rr soares)

beijão minha irmãzinha lili!
vc esta no coração!
besos do adão hahahaha

saudades ja q vc aparece na facu uma vez por semana buabuabua

lili lulu forever hahahaha


PQP, LIBERTADORES CÚÚÚÚRINTIA NUNCA VIU E NEM VAI VER HAHAHAHA

DOUTOR, EU NÃO ME ENGANO...FDP É CÚÚÚÚRINTIANO....EU NAUM SABIA MAIS OQ FAZER, MANDEI CÚÚÚÚRINTIANO PRA CASA SE FUDERRRRR AIIIIIIIIIIIII DOUTOR EU NAUM ME ENGANO....FDP É CÚÚÚÚRINTIANO HAHAHAHA

BESITOS MINHA LINDAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
"In-utilidades" disse...

Mas essa porcada é filha da puta mesmo né...
Depois vem com aquele papinho de derrota:"Nossa Chaguinhas, a série B é mto legal, o estádio lotado"...hauahuahuahauhauhauahuah
Ah!! Não fode, hein Lulu (ou seria Adão??)...rsrsrrsrrss...Coragem hein...
Valdivia de cú é rola meu filho, vc não sabe e nem nunca vai saber o que é ser Coringão, enquanto isso contente-se com o chiqueiro vazio de sempre!!!!!

Saudades pq só me ve na facul uma vez por semana???..hauhauhauahuaa, exagerado!!!..eu mudei, sou uma nova menina tô super CDF, to indo pra facul umas 3 vezes por semana vai...rsrsrsrs, zuera, vou todos os dias(Tá bom, pai!!!)..rsrsrs

Lili e Lulu... a dupla com nutella
ok(eeeeeeeiii) ok(eeeeeiiii) vou detonar!!!!

Só ta perdoado por ser um porCÚ imundo, pq vc é o cidadão que mais tem me feito rir ultimamente, por ser o rei do rádio, por estar deixando os fios longos tipo crina de cavalo, e pq nossa amizade forma o maior clássico do Brasil
Chaguinhas(CORINGÃO) X Lulú(porCÚ)
adorooooo!!!
besitos cão danado.

Anônimo disse...

Fiz uma crônica sobre o Corinthians para um site de literatura que escrevo. Cliquei no gooogle algo sobre o time e pesquisei as imagens. Gostei dessa aqui e coloquei no texto. Só agora me dei conta de que não pedi autorização. Se não quiseres, eu retiro a foto. João Guerreiro. Está em www.souzaguerreiro.com
(numa crônica e no diário, onde tenho algumas matérias sobre o Corinthians, embora seja gremista).