quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SALVE, SALVE MAMÃE!


O meu primeiro contato com ela foi á alguns anos. Não me lembro exatamente quando, nem onde, mas provavelmente se deu por meio de livros e pesquisas. Em meados dos anos noventa a minha irmã era da umbanda. Na época eu tinha entre oito e nove anos e fui algumas vezes para matar a curiosidade, principalmente nas festas de Erês(Cosme e Damião). Lembro-me que quando voltava de lá, alguns vizinhos evangélicos extremamente ignorantes me perguntavam enlouquecidamente o que eu tinha visto lá, se de fato as pessoas incorporavam, se haviam velas vermelhas e negras espalhadas, gente gritando, enfim, o senso comum reproduzido pela massa, e mesmo com a pouca idade eu já estava acostumada, e soube contornar.

Lembro-me também das minhas avós, na verdade minha avó e bisavó, ambas por parte de minha mãe. Quando nasci elas já estavam bem velhinhas, mas convivi bastante com as duas. Tenho lembranças de que eram muito espirituais. Minha avó sofreu muito por negar a sua mediunidade, mas mesmo assim, fazia a parte dela – como ela mesma gostava de dizer – e freqüentou a umbanda até onde sua saúde permitiu.

Eu mesma não tenho uma religião, há alguns anos atrás eu comecei a me interessar e a desenvolver meu lado espiritual e acredito que para isso eu não preciso ter nenhuma religião especifica. Algumas doutrinas me chamam atenção, como a Umbanda, o Budismo, Espiritismo, Kardecismo, Hinduísmo, mas não sigo nenhuma dessas, aliás, sigo sim, no meu cotidiano e do meu jeito, porém, o que mais gosto é de cultuar algumas divindades. Sou apaixonada pelo sincretismo presente no Brasil, e essa fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, me fascinam!

As figuras femininas como Iemanjá e Iansã na umbanda, Nossa Senhora da Aparecida na Católica, Isis, Bastet e Afrodite deusas egípcias e gregas respectivamente, sempre me encantaram e cada uma por uma razão, e ao mesmo tempo tinha uma curiosidade incrivel para saber quem eram os meus pais na umbanda, mesmo sem nunca ter obtido uma certeza por parte de algum(a) pai ou mãe de santo eu escolhi Ogum para ser meu pai, exatamente por representar o meu santo guerreiro, São Jorge! Quanto a minha mãe, eu nunca escolhi uma, fui órfã nesse sentido até o começo deste ano.

Depois de toda essa introdução, quero contar-lhes como foi que me aproximei dela. Aconteceu dias antes de eu vir morar aqui em Buenos Aires. Era de noite quando tive vontade de tomar um refrigerante e pedi para o Marcus me acompanhar até a padaria mais próxima para comprar. No caminho da padaria, me lembrei do Terreiro de Umbanda da Neuza, velha amiga do meu pai. Na volta da padaria, fui até o terreiro, mas as portas já estavam fechadas. Senti-me frustrada de não ter conseguido chegar em tempo de tomar ao menos um passe, mas não desisti e fui atendida de pronto após ter batido na porta.

- Estou procurando a Neuza, disse para a mulher que me atendeu.

- A Neuza está impossibilitada de te atender agora, seria só com ela? Respondeu-me com gentileza.

- Queria tomar um passe, pode ser?

- Sim, claro! Tire os seus chinelos e entre. Fique á vontade!

- Agradeci.

Envolvi-me com a forte batida dos atabaques e de pé, fronte ao rapaz que me daria o passe, o “Preto Velho” para ser mais exata, fechei os meus olhos e pedi muita sorte para essa nova fase da minha vida e muita proteção aos meus queridos que eu estava deixando com essa viagem. Rezamos um Padre Nosso e uma Ave Maria.

Aquele não foi o primeiro passe da minha vida, mas a energia foi diferente, me senti mais envolvida do que nunca, sobretudo, pela angustia, insegurança e medos que tinha por conta da nova fase.

Antes de ir embora, fiz a pergunta que mudaria pra sempre a minha sensação com relação a tudo isso, eu estava prestes a conhecê-la. Perguntei ao “Preto velho” de que santo eu era filha. Ele fechou os olhos e me disse bem baixinho como de costume, com aquela voz velha e cansada saindo do corpo de um jovem rapaz. Essa pergunta eu não posso lhe responder por que não sou o dono do terreiro. Mais uma vez o sentimento de frustração me tomou. Ele suspirou e com os olhos semi-abertos me disse: “Pense em duas: Iemanjá e Oxum. Descubra qual das duas é representada por Nossa Senhora da Aparecida na Igreja Católica”. Respirei tranqüila, pois aquela já era uma resposta. Imediatamente pude identificá-la graças as minhas leituras sobre sincretismo no Brasil. Era ela, eu sabia!

Antes que eu agradecesse por aquela paz que estava sentindo, fui abordada com uma vela branca.

- Acenda essa vela na Igreja que você mais goste e reze bastante, mas reze pensando nela. Você vai precisar. Que Oxalá (Jesus) te acompanhe!

- Muito obrigada, respondi eu emocionada!

Saí dali com a alma lavada e ao mesmo tempo me perguntando como é que pude ter passado todo esse tempo sem ter a confirmação que eu era filha dela.

Aquela noite eu dormi em paz, tranqüila e protegida por ela, que eu já podia chamar de mamãe. Mal podia acreditar que era a filha da Senhora das águas doces, das cachoeiras, dos rios, lagos e fontes. A Senhora da fertilidade, da gestação, do parto e de toda a sensualidade. A menina faceira que passou a ser a mulher mais irresistível até se tornar a senhora protetora.

Eu sabia que ser abençoada por ela significava muitas coisas, inclusive que ela faz as suas filhas sentirem-se plenamente à vontade com sua sexualidade, incentivando o cultivo da vaidade e da beleza como atributos femininos cheios de poderes. Suas filhas andam e dançam dos modos mais provocantes e excitantes. No caminhar está o fluxo do rio.
É por meio de seu espelho de duas faces que mamãe toma consciência de sua sensualidade. Ao ver sua imagem refletida, a consciência de si cresce. O espelho serve também, de proteção, sendo utilizado como escudo e arma que pode cegar ou aprisionar com seu reflexo.

Muito poderosa essa minha mãe, e agora mais do que nunca eu estava sentindo esse poder herdado dela. Tenho muitas de suas características.

Hoje, aqui em Buenos Aires e passado oito meses desse grande acontecimento, eu tive um sonho. Sonhei com mamãe que em nenhum momento me disse absolutamente nada. Ela se movia bem devagar dentro das águas calmas de um rio qualquer, em torno havia uma forte aura amarela e dourada, onde seu perfeito corpo negro se destacava. Linda, como tinha mesmo que ser.
Acordei feliz e mesmo que mamãe nada tenha me dito, eu entendi o recado. Senti-me confiante e notei todo o poder que tenho e que devo utilizá-lo na minha vida. Despertei-me com vontade de contar a nossa historia, minha e de Mamãe Oxum.

**ORA IEIÊ Ô, MAMÃE OXUM!**








29 comentários:

invadido disse...

Vim conhecer o seu blog. Muito bom. Tenha um ótimo dia!

Andrea Vaz disse...

Adorei seu texto e sua vivência. Comentar sobre religião é delicado. Cada pessoa se liga a determinada religião conforme suas crenças. O importante é acreditar que realmente existe uma força maior que rege os nossos passos e rege todo o universo. Que a Fé seja sempre sua companheira nas fases diferentes da vida. Sucesso sempre! Aguardo sua visita: http://rascunhosdeandreavaz.blogspot.com/

RJ disse...

Como a Andrea falou, comentar sobre religião é sempre delicado, ter que expor suas opiniões e procurar não ferir a do outro..

e sim, nem todos os evangélicos são ignorantes, heheh (claro que sei q vc sabe disso)

abraços e parabens pelo blog

Janaina W Muller disse...

Também gostei muito de seu texto.Quando escrevemos algo de cunho religioso, temos de nos preparar para qualquer comentário. Mas vc escreveu tudo com confiança, demonstrando o amadurecimento e acontecimentos de sua fé, com sinceredade e admiração escancarados :)
Eu não sou uma boa pessoa para comentar sobre isso...para mim, todas as religiões, no fundo, são iguais;relacionando isso ao amago de seus ensinamentos e crenças. Cada pessoa tem sua crença, mas todos são unidos pela mesma fé. Que bom que vc se encontrou nessa corrente!

Abraços.
='-'=


http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

"In-utilidades" disse...

rj!
Que bom que vc sabe que eu sei(ui essa foi dificil..rsrrsrs) que nem todos os evangélicos sao ignorantes, infelizmente a ignorancia está presente em todas as sociedades, nao importando sexo, raça, idade e religião.
Estava me referindo especificamente aos meus vizinhos!!!..
valeu pelo comentário!!
beijao

Helen Viana disse...

Nossa, lembrei muito da vó Bilina e Eci agora. Saudades delas, de você, de um passe.

Religião é complicado e delicado demais para ser discutido, eu acredito que cada um serve a Deus, ou a divindade que escolher, do jeito que entender, ou de seu conhecimento, por isso existe o livre arbítrio né. Aquilo que nos faz bem é válido. Como você, me identifico com várias religiões, busco aquilo que me transmite plenitude e sabedoria.

Beijos prima, acho que irei para Bs. As. com o Di =)

Helen Viana disse...

Isso, o blog é o mesmo, só mudei o dominio. rs

Beijos

Anônimo disse...

Escreve de forma bonita a sua experiência com a sua fé .. ficou muito bom ..

Mas não vou entrar em muito detalhes sobre religião..
Como já falado cada um tem a sua crença..

Abç.. e sucesso pra vc!

Mônikita disse...

Ligia

Somos a mesma pessoa porém ocupando 2 corpos diferente FATO!
Essa coisa toda de como ver a religão e tb a mesma visão que tenho.
Não sou nada pra ser tudo, tudo o que aplicado no meu cotidiano bate
sereno no meu coração.
E se bate bem no coração é pq é de Deus sei lá o nome dessa força.
Tb gosto muito das representações dessas forças universais, sejam elas na umbanda, igrejas , sinagogas enfim...
Não importa o nome pq é apenas uma classificação importa É A IDENTIFICAÇÃO DESSA FORÇA E A CAPACIDADE DE NOTÁ-LA e usar em proprio beneficio.
Eu estudo a um bom tempo algumas coisas, lados da minha vida que pouco falo...
Mas acho que precisamos saber de tudo um pouco e tb aceitar o que é inexplicavel porém percebido.
Tb gosto muito dos orixás, gosto dos rituais dos indios xamãs, gosto de Nossa Sra a qual sempre ascendo uma vela, e pra São Jorge tb.
A energia de Maria é a energia da Mãe do Universo, do principio do dualismo entre o sol e a lua.
Muito estudada e reverenciada nos rituais de bruxaria Wiccas.
Vc sentiu que foi difrente pq na realidade tudo é uma coisa só e essas forças tb são vc e qdo vc se conectou...tudo fez sentido naquele momento...
Isso não tem como explicar só sentindo msm.
Um dia te conto algumas coias...

Mas seja qual for o nome que se dá as forças do Universo estão sempre a disposição basta querer.

Salve Meu Rei Ere!
Saravá meu Ogum.
Que o manto de Maria nos cubra com sua proteção.
Que todos os Guardiões do noter, sul, leste e oeste nos protejam sempre.

AMEM!

Anônimo disse...

Oi,
também não sou adepto de religião alguma...
É Jesus no meu coração e uma Bíblia para ler, essa é minha "religião", juntamente com a forma que vivo, meus atos e tudo mais.

Queria fazer aqui uma observação:
'Que Oxalá (Jesus) te acompanhe!'

"Chulispa" nessa frase,
Jesus não me acompanha não, eu que acompanho Ele. Jesus me guia, não acompanha!


Bjjjj

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Modesto disse...

gostei

Unknown disse...

Para mim, você conseguiu falar de um assunto delicado de uma forma delicada sem agredir ninguém (opinião) gostei!!!

luanda basilio disse...

Li, há muito tempo eu não visitava seu blog, tinha até me esquecido dele, e confesso que estou surpresa.
Os textos são ótimos, bem escritos. Formato ao seu estilo. De muito bom gosto e tom. hehehe
I love you SO

ROSIMEIRE VIANA disse...

NOSSA QUE LINDO!!
É VERDADE, RELIGIÃO É UMA COISA QUE TEM QUE TER CERTO INTENDIMENTO, E EU TBM ME INDENTIFICO MUITO!!!
AMEI O TEXTO E CLARO COM TODA ESSAS EXPERIENCIAS AI NE LIGEKA?
VOVÓS...A MIM TBM JA ME DISSERAM QUE SOU FILHA DE MAMÃE OXUM E FICO FELIZ, MESMO TENDO POUCO INTENDIMENTO ADUEROOOO
BEIJOS GATA...E COMO É BOM TOMAR PASSE DE VEZ EM QNDO NÉ? PRA MIM LAVA A ALMA, ESPIRITO E TUDO MAIS RSRS

Paulinha Costa disse...

Gostei do seu blog, parece que somos todas mulheres em construção, boa sorte na sua nova vida. Que a força do bem, independente do nome, esteja sempre com você! Bj

Anônimo disse...

o pior de tudo é o povo ignorante querer da pitaco na vida da gente

e religião é um papo delicado eu mesmo nunca fui em um centro ... tenho curiosidades em conhecer mais ainda não fui
adorei aqui, quero voltar mais vezes

Fabio Dj F.A.T. disse...

Bacana o Blog.
Vários textos interessantes e muito bem organizado.
Voltarei mais vezes.
Tenha uma excelente noite de sábado.

RJ disse...

Que nó a questão do "sei que vc sabe que eu sei", hein???

heheh...

Passei pra dizer que tem um meme do Cinco de 5 pra vc... (se quiser) passa lá depois...

bjos

RJ disse...

O Meme nos foi passado pelo "Estorias Mediocres"...
e como parte das regras tinhamos q escolher 8 blogs de nossa escolha...

o seu foi escolhido...

lá no Cinco de 5 tem o post explicando as regras!!

passa lá depois... beijos

Unknown disse...

Linda história... POr isso use o poder que mamãe Oxum nos dá... Boa Sorte em sua nova caminhada!!!!

Axé

Calango disse...

Sou uma mulher em "construção".

que legal, eu tbm!

só muda q eu sou homem...
..Ok 30% mulher...

não tive tempo pra ler o seu blog, porém vou deixar aqui aberto pra olhar mais tarde...

Anônimo disse...

Se te volaron las chapas,como buena brasilera,macumba y hereje

carlaporfirio disse...

me emocionei e me identifiquei muito com a sua história.Que Mamãe oxum e Papai Ogum te guiem e iluminem sempre!!!bjs

_AnToNiO_ disse...

Muito bonita a sua iniciação, parabens filha de Oxum

7cavaleiro

Anônimo disse...

ola vim com muita curiosidade conhecer seu blog.
a respeito dos evangelicos nao sao todos iguais pois a pessoas para tudo.eu creio eu deus, jesus e divino espirito santo. leio a bliblia e oro. mais cada um tem o livre arbito de seguir o que bem quer. voce esta de parabens como se espressa pela sua religiao.
o mais importante e esta seguro daquilo que queremos e sentimos.
cada ser humano se encontra com algo eassim se alto descobre pelo que realmente sua fe propos.
sei que realmente ha uma forca maior que guia nos..
e o importante e ser guiando e ter essa fe dentro de nois.
que deus te abencoe.

Lane disse...

Nossa q linda história, eu tbem sou filha d Oxum, minha mãe kerida q me protege a cada instante, e como é bom te-la em minha vida, eu lhe desejo muitas conkistas

Unknown disse...

Bom, acho que tb sou filha de Oxum, pois sinto vibrações, e começo a chorar,ainda não tenho certeza, qndo eu vejo o q pessoas flam de oxum eu me arrepio toda!! Aieieu Oxum!!!

Unknown disse...

Olá keridaa!.. Li sua História através de uma comunidade ki entrei ake no orkut..
Achei muito linda..!
Parecida um pouco com a minha história.. Tbm sou filha de mamãe Oxum.. mias a nossa cor ake na Umbanda é azul Escuro.. Frequento o Centro de mãe MARLENE localizado no Rio de Janeiro- Magé e o bairro é Maria Conga!
Se quiser nos fazer uma visita.. será muito bem vinda..
Parabéns por sua linda história!
Que Mamãe OXUM lhe proteja e te abençõe com as suas maravilhosas águas Doces..
BeijO's keriida!
Meu nome é Amanda e meu e-mail se quiser manter um contato é ags-gouveia@hotmail.com