sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

LA PASIÓN POR EL FÚTBOL

Que o fútebol é assunto serio na Argentina, isso todos já sabemos, pero, eu não imaginava que seria tanto assim.


Japón, nuestro segundo barrio

Esse cartaz do Boca, "Japão, nosso segundo bairro" estava espalhado em vários pontos da cidade. Foi bizarro passear pela cidade, e me deparar com um rapaz, vestindo uma camiseta com a foto do Maradona, e com os seguintes dizeres: "Lo papa és alemán, pero Díos és argentino".


Eu gosto muito do Boca Juniors, e por supuesto me gusta mucho de Los Barra Bravas de La 12 del Boca también. Aquella Hinchada és sensacional. Mesmo com toda repercussão de violência e envolvimento com o narcotráfico, são também reconhecidos pelo amor incondicional ao clube, por cantarem mesmo quando estão perdendo o jogo, inclusive quando tomam um gol. São a alma del Boca. Isso me lembra muito La mayor de la America Latina, nós mesmos, La Gaviões da Fiel Torcida del Corinthians Paulista.

Infelizmente, nessa época do ano já tinha acabado o campeonato argentino, me gustaria mucho assistir um jogo do Boca no La Bombonera. O máximo que pude fazer, foi ir ao La Bombonera sem o Boca mesmo, e também assistir pela TV, a final do Mundial entre Boca x Milan. Claro que preferia que o Boca tivesse vencido, mas, nessa partida, Kaká e cia estavam inspirados, deu no que deu, e o Boca se fudeu.

Fiquei muito satisfeita e feliz, quando fui a La Cancha del Boca, e no caminho todos reconheciam a camiseta dos Gaviões, e associavam ao Corinthians. Eu só escutava o tempo todo: "Corinthiana!, Corinthiana. Lo Corinthians vai ascender". Achei aquilo sensacional. Um cara foi mais longe, dizendo: "No me gusta River, tampoco do São Paulo, son todos maricónes". Na hora eu já rachei o bico, quase abracei o cara e pedi um autógrafo, porque virei fã dele imediatamente. Rsrsrsrs.

Na escola, as aulas eram baseadas em bate bapos. Os professores adoravam perguntar sobre o meu cotidiano, por exemplo, do que mais gosto de fazer, com quem vivo, quais são os meus hábitos, enfim, o meu assunto favorito era futebol, e claro o Corinthians. Os professores ficaram admirados e surpresos quando souberam que eu fazia parte de uma Torcida Organizada do Corinthians. A pergunta imediata era: "O que é uma torcida organizada"? Para que entendessem, é óbvio que tive que fazer uma comparação As Barra Bravas. A admiração maior era quando sabiam que essa tal Torcida Organizada, é também uma Escola de Samba. Maravilloso! constatou a professora Carina, "Não poderia ser melhor unir futebol e samba no Brasil".

Numa noite, marcamos de tomar uma cerveja, como sempre eu estava atrasada, e enquanto me esperavam chegar no "La Viruta Tango" o professor Marcelo perguntou: "Cadê a chica brasileña, super engraçada e que só fala de futebol"?...(Injustiça, também falamos muito do Lula)...Rsrsrsrs.

Numa noite também, eu estava com minha blusa comemorativa da Invasão Corinthiana. Do nada, um amigo argentino, o Luciano repara e aponta todo contente: "É o Maracanã na sua blusa"?...Eu toda feliz, confirmei: "claro, claro por supuesto". Eu não podia perder a chance de contar a história dos quase 100 mil (aumento, mas não invento)corinthianos(as) no Rio. Tirei a blusa e fiz ele ler a histórinha que tem escrito no avesso, ele não entendia muito bem, mas ia me perguntando o que significava, por exemplo: "Torcedores"...Rsrsrsrs, Los hinchas, los hinchas exclamava eu, toda feliz. Assim, mas um ser-humano na face da Terra não conseguiu se render aos encantos alvi-negros, e tremi de emoção quando ouvi o Luciano dizer: "Que lindo, isso é Brasil", mas não meu caro! isso tudo é CORINTHIANS!

No período de 2 semanas, eu pude contar 9 pessoas(sem contar eu mesma) ostentando o nosso manto sagrado. Notei que não eram brasileiros, e fiquei contente por saber que admiram o nosso Corinthians. Camisa dos pós de arroz e da porcada, de fato eu não vi, na real eu até vi, mas eram umas duas camisas da porcada abandonadas ás moscas numa Outlet da Adidas, e só!

Pra completar, a pergunta que não quer calar é: "Pelé ou Maradona"?
Não adianta fugir, onde quer que você vá, vão te fazer essa pergunta. A primeira vez, me pegaram de surpresa, pero, después eu já tinha a resposta ensaiadinha e na ponta da língua: "Os dois jogaram muito bem. Maradona mais habilidoso e Pelé goleador". Em cima do muro? Pode ser! Eu é que não ia arrumar intriga com os garçons(vai que ele fode tudo minha comidinha).Rsrsrsrs




6 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Meu nome é Larissa, sou de Recife e estava pesquisando sobre escolas de espanhol em Buenos Aires e por acaso me deparei com o seu blog. Gostaria de te mandar um email peruntando algumas coisas, pode ser?
meu email é: larissabrayner@gmail.com
Obrigada desde já. :}

"In-utilidades" disse...

Claro, Larissa. Fique á vontade para fazer as perguntas, será um prazer respondê-las!
Abraços

Anônimo disse...

Muito legal esses teus textos sobre a Argentina. Quase um relato antropológico, fica bastante interessante de ler. E camisas de times daqui do Rio Grande, Grêmio e Inter, viu alguma (principalmente Grêmio)? E do Flamengo?

Anônimo disse...

Pelé, disparado. É só conferir o DVD com a história dele, os números e feitos. Mas Maradomna é, ao lado de Zico, o melhor jogador que eu vi atuar (era muito novinho no tempo do Pelé). E Romário o melhor centro-avante.

Ligítima - Hipnótica disse...

Olá, João Guerreiro!
Obrigada! Fico contente que goste de ler as bobagens que escrevo!...Rsrsrs
E quanto as camisas de times do sul, eu vi um rapaz com uma camisa do Inter, mas ele era brasileiro. Do Grêmio e do Flamengo eu não vi ninguém(ou não reparei).
Abraços

Anônimo disse...

Ahhh o Boca!
O Boca é minha paixão, obvio que nao se compara ao nosso GLORIOSO, mas que eu gosto, ahhh gosto!
A sensaçao de estar lá na Bombonera só estando mesmo né Li?
E sempre representando!!!
SHOW!

Besos