quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

BRASIL X ARGENTINA

Não sei quanto á vocês, mas eu sempre tive um preconceito terrível com relação aos argentinos.
Tinha uma imagem de que eram todos nojentos, frescos, gelados, racistas, arrogantes, metidos a europeus e que negavam sua latinidade, e pra completar a raiva, eles são muito bons de bola.

Pero, prejuicio és una mierda!...

É dificil traçar um paradoxo entre Brasil e Argentina, mas nesses 15 dias que passei em Buenos Aires, pude constatar que preconceito é mesmo uma merda. Muitas das minhas teorias caíram por terra.

As pessoas adoram o Brasil, e não dizem da boca pra fora, pois de 10 porteños que conversei, 9 acompanham a política brasileira, amam a nossa música e com orgulho dizem que são os primeiros consumidores de música brasileira do mundo, apesar de tudo, adoram o futebol brasileiro e acompanham os clubes brasucas, los hombres enlouquecem com las mujeres brasileñas. Geralmente conhecem muito bem o Brasil, inclusive os pontos não turísticos.
Enfim, fui muito bem recebida por todos os lugares por onde passei.

Dependendo do aspecto, os argentinos são mesmo arrogantes, mas essa arrogância vem acompanhada de tanto charme, que muitas vezes passa batido.Rsrsrs

Segundo o meu professor Marcelo, os argentinos tem essa fama de arrogantes, porque de fato são arrogantes(principalmente as gerações mais antigas). Ele atribui essa arrogância ao fato de serem os "mais europeus" da América Latina. Na minha reles opinião, penso que não passa de um orgulho ridiculo, pois, desde quando ser mais europeu é motivo de orgulho? Eu tenho é orgulho da minha latinidade, e afinal de contas, o que fizeram os colonizadores da Argentina com os nativos da região na época? Creio que foram devastados, ou seja, de fato, é um país sem identidade. Conversando com a Luanda sobre o assunto, ela me contou uma piadinha que serve muito pra isso: "Os Argentinos são italianos, que falam espanhol e tentam ser ingleses".

Pero, de maneira alguma posso dizer que é um povo frio, eles são muito calientes, isso sim.

Enfim, Buenos Aires entrou pra lista das minhas paixões, e ainda vou morar lá. Prometi a mim mesma, que ainda voltarei, mas dessa vez pra ficar um bom tempo, no mínimo um ano.

E que assim seja!

2 comentários:

Da Chance Music disse...

malisimo el chiste de luanda :S

pero bueno, la verdad hay algunos boludos q se dicen ser europeos y otro no, q son 100% argentos!

desde q conoci brasil, sabia q eramos muy diferentes, pero q al mismo tiempo teniamos muchas cosas q nos unian culturalmente y socialmente y eso es único por el hecho q somos dos paises q estamos pegados y nuestras tristezas y alegrias son casi las mismas.

viva argentina! viva brasil! viva la hermandad latinoamericana!

Leonardo disse...

Primaaa Muito legal tudo isso que vc escrveu, parabéns

beijos