Pra quem gosta de músicas e danças latinas, se sente fascinado com o Tango. É comum encontrar bailarinos dançando pelas ruas, como na Calle Florida, La Boca, Plaza Francia e etc. Há também os maravilhosos shows de Tango, mas infelizmente não fui em nenhum, mesmo porque não teria graça ir sozinha, pois, pelo o que eu sei, são jantares bem românticos acompanhados de Tango.Enfim, deixa pra próxima quando eu voltar com o Marcus em dezembro.
Mas também não fiquei chupando dedo não. Na EBA Trust(escola), o professor Marcelo nos acompanhou num lugar tipicamente porteño, o "La Viruta Tango", trata-se de um salão onde há aulas de Tango, e as turmas ficam dispersas e são divididas por nível. Quem quiser pode ficar apenas "mirando" e tomando umas cervezas, e é claro que foi o que eu fiz.
TANGO ÉS MARAVILLOSO, PERO...
Fiquei apaixonada mesmo pela Cumbia, que não é argentina, mas por incrível que pareça, atualmente é o ritmo mais popular no país. Eu já gostava, mas confesso que depois de tomar essa injeção de Cumbia em Bs.As eu me apaixonei de verdade. Certa noite, enquanto tomava uma cerveja com um amigo argentino, passava pela avenida um ônibus diferente, todo iluminado, equipado, decorado e com as batidas da Cumbia no último volume, enquanto todos dentro do busão sacudiam a "cola" eu e meu amigo rachavamos o bico. Pra minha sorte, o busão parou no farol, então eu pude observar melhor, las chicas y los chicos com seus rebolados calientes. Fiquei de boca aberta. Só depois descobri, que se trata de uma mini-baladinha circular, que fica passeando pela cidade.
No dia que entrei na Musimundo(estilo Saraiva Mega Store) me empolguei e comprei logo dois CD's de Cumbia, que aliás estou viciada, não consigo parar de ouvir e por supuesto, não paro de sacudir mía cola también...Rsrsrs
Com relação a música brasileira, o que me surpreendeu foi o fato de que os porteños AMAM a música brasileira, eles conhecem de verdade. Dos garçons, taxistas, porteiros do prédio onde me hospedei, professores, amigos e comerciantes, todos vieram me falar e alguns faziam questão de cantar as músicas. Os preferidos entre os porteños são: Caetano Veloso, Chico Buarque, Toquinho, Gal Costa, Maria Bethânia, Daniela Mercury, Adriana Calcanhoto, Rita Lee, Elis Regina, Maria Rita, Roberto Carlos, Tom Jobim, e muitos outros. Há quem conheçe e adora: É o Tchan, Harmonia do Samba e também o Funk carioca.
Falei muito sobre música brasileira, e me admirei quando o professor Marcelo me contou a história de quando ele veio pra São Paulo, só pra conhecer a esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João. Ele queria tirar uma foto pertinho da placa, só pra mostrar pros amigos que havia estado no famoso cruzamento que Caetano cita na música "Sampa". Ele disse que estava chovendo muito, e a foto ficou toda embaçada, e a maior frustração do coitado, é que ninguém conseguiu identificar a bendita placa na foto.Rsrsrsrs
E o Luciano(amigo argentino) que teve o dom de me perguntar o que significava "Dança da Motinha". Na hora a minha reação foi soltar uma bela e longa gargalhada, depois eu tentei explicar o inexplicável. Disse que era algo parecido com "Danza de la Motita", e resumi deixando bem claro que essa música não tinha objetivo nenhum, além de ser uma bela desculpa para poder rebolar, rebolar e rebolar, sem nenhuma razão, simplesmente quebrar tudo ao som do batidão, e que claro, não passa de música comercial, que fez sucesso há uns seis anos atrás e que aqui no Brasil, ninguém mais lembra que existe(Assim espero).
Na Calle Florida, tem umas 10 lojas com bandeiras do Brasil espalhadas que só vendem "Havaianas" e outras bugigangas, e adivinhem só...Toca AXÉ o dia todo!!! E não são os axés recentes, só tocavam os axés que eu tinha costume de ficar dançando o dia todo quando tinha uns nove ou dez anos. As mais tocadas são respectivamente: "Dança da Manivela", "Dança do Vampiro" e "Agachadinho"...Rsrsrsrsrs. E é lógico, que eu como boa "axezeira" que sou, me empolguei horrores, a vendedora da loja(mais empolgada que eu) queria que eu ensinasse ela fazer as coreografias. Eu na hora só dei risada, mas pensei em me mudar pra Buenos Aires e dar aulas de Axé para sobreviver(A merda é que eu juro que pensei mesmo nisso).Rsrsrrsrs
Pra quem gosta de música latina, eu indico:
- Bajofondo (Tango Eletrônico)
- Los Palmeras (Embora o nome não seja nada agradável, a Cumbia é da boa)
- Carlos Gardel (Lógico!)
- Piola Vago (Sim, aquela banda do Tevez)
- Rafaga (Cumbia)
- Kumbia Kings (Cumbia em espanhol e inglês)
Piola Vago - El Pibe De Oro
Nació en un barrio muy popular
El fuerte apache se hace llamar
El pibe siempre quizo jugar
Y a su familia poder ayudar
Hoy es un dia muy especial
Porke carlitos pudo llegar
Toda su gloria se va a disfrutar
Y todos los giles se kieren matar
Y toda la midia se kieren matar
Y ahora la gente grita sus goles
El pibe tira sus caños
Lo kieren de todos lados
El pibe cumple su sueño
Ahora tenemos una estrella mas
*Carlitos Tevez* se hace llamar
el pibe de oro en las tapas esta
y toda la prensa lo kiere bajar
Y ahora el pibe tira sus caños
Los deja a todos pagando
Bailando con "Piola Vago"
Carlitos esta disfrutando
4 comentários:
Oi, td bem?
Eu estava fuçando na internet e por acaso encontrei seu Blog, achei muito interessante a maneira com que escreve e se expressa, sempre com muita precisão, detalhes e muito bom humor. Não resisti e dei uma passeada pelos meses anteriores e achei tudo genial, vc tem o dom do sarcasmo natural e engraçado.
Fantástico! já add na minha lista de preferidos!
Parabéns.
Abraços do Alfredo
alfredo.hoiller@uol.com.br
Los palmeiras , pra rlembrar, é aquele grupo de cumbia cujo Tevez apareceu dando uma palhinha certa vez que fugiu dos treinos do CORINTHIANS.
EXATAMENTE, Teka!!!
Me lembro disso também, pois a mídia falou disso a semana inteira na época!!...
Tô me deliciando no teu Blog....tua precisão nos detalhes me transportaram até Bs As.
Tudo de bom, sem dúvida!
A musica nao conheço mto bem ainda, não escutei quase nada...mas com tuas indicaçoes qndo eu for pra lá já vou curtir mais.
Agora me diz, é dificil o Tango?
Tu aprendeu algo, alguns passinhos?
Agora vou ler mais e comentar em outro post....AMEI!
Beijo, Li
Postar um comentário